Bem Vindo à Clínica Villela Pedras


   Central de Agendamento: 
(21) 3511-8181 |  (21) 2529-2269

A Clínica

Villela Pedras.

A primeira Clínica de Medicina Nuclear do Brasil.


A Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras carrega em seu nome boa parte da história da medicina nuclear no Brasil. Essa história começa em 1954, quando o jovem Dr. José Augusto Villela Pedras, após completar seus estudos e ter trabalhado como residente “fellow” no Columbia Presbyterian Medical Center de New York (Presbiterian Hospital), obtém título do American Board of Radilogy em Tampa, na Flórida.

A medicina evoluía rapidamente e um novo campo se abria com o advento da radioterapia e a aplicação em medicina dos radioisótopos.

De volta ao Brasil, o Dr. José Augusto Villela Pedras sugere ao seu amigo de longa data, Dr. Costa Júnior, a inauguração do primeiro serviço de medicina nuclear no Brasil, a Clínica de Radioterapia e Medicina Nuclear Costa Júnior. Essa clínica viria a ser o embrião do que é hoje a Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras, que passou a ter esse nome após a entrada dos filhos do Dr. José Augusto Villela Pedras na instituição.

De lá para cá, muito mudou. A clínica cresceu em área útil e em capacidade de atendimento. Atualmente conta com 12 modernos aparelhos, divididos nas unidades do Centro e do Leblon.

Primazia tecnológica

O esforço em manter a primazia vem desde a inauguração, em 1954, com a aquisição de aparelhos de captação para tireóide, o 1º sistema em clínica particular do Brasil, e, posteriormente, com cintilógrafos coloridos (os primeiros no Brasil) e gama-câmaras tomográficas (Informatec), também as primeiras no Brasil. Atualmente, a clínica possui várias gama-câmaras, incluindo aparelhos dedicados ao estudo funcional do coração, tendo recentemente adquirido o mais moderno equipamento de SPECT em cardiologia nuclear.