Bem-vindo à Clínica Villela Pedras


   Central de Agendamento: 
(21) 3511-8181 |  (21) 2529-2269

Notícias

Densitometria: único método que avalia diretamente sua composição corporal

23/jan/2018

A utilização do método de densitometria na avaliação da composição corporal permite a medida tanto da massa óssea quanto do conteúdo corporal de gordura e massa magra.

Considerada por muitos especialistas como o método mais preciso para a avaliação da composição corporal, a densitometria óssea para avaliação da composição corporal (DXA) é um método, que por si só, capaz de abrir um enorme horizonte para evoluirmos na condução de seleção e preparação atlética, avaliação de risco cardiovascular, diagnóstico e acompanhamento de perdas musculares, monitoramento de intervenções/dietas nutricionais e de treinamento físico assim como na instrumentalização de profissionais de diferentes áreas paramédicas tais como fisioterapeutas, professores de educação física e preparadores físicos, fisiologistas, biomédicos, nutricionistas, dentre outros. Na avaliação da gordura corporal também podem ser fornecidos parâmetros relacionados ao risco de doença cardiovascular e de síndrome metabólica.

Esse método apesar de não ser novo, vem sendo cada dia mais utilizado para avaliação e preparação de atletas de alto rendimento. Exemplos disso é que profissionais envolvidos na preparação física de atletas elegem esse como o método mais adequado para isso.

Uma vantagem adicional da Densitometria por DEXA é a determinação da composição regional, permitindo o estudo particularizado de braços, pernas, tronco e abdômen. A adiposidade abdominal, que está relacionada à resistência insulínica, dislipemia e hipertensão arterial,  representa um risco adicional para doença cardio-vascular e diabetes.

O exame, por ser não-invasivo, é muito simples para o paciente.

Saiba mais sobre nosso exame de Densitometria Óssea e converse com seu médico. Para mais informações entre em contato pelo telefone: (21) 3511-8181 ou (21) 2529-2269