Linfonodo Sentinela em Mama
1. INTRODUÇÃO
O conceito de Linfonodo Sentinela na Medicina Nuclear aplicada ao ca de Mama, é descrito como o 1. linfonodo a captar o colóide (radiofármaco) após administração na mama.

2. VANTAGENS

Trabalhos recentes (Veronezi et al) indicam que, principalmente em lesão não palpável de mama (< 2 cm) clara vantagem da biópsia do linfonodo sentinela quando comparado com a dissecção axilar de rotina (ver quadro abaixo).

Tamanho D.A.+ L.S. + % Vantagem
< 5 mm 04% 09% 125%
0,5 a 1 cm 10% 18% 80%
1 a 2 cm 25% 36% 49%

* D.A. - Dissecção Axilar * L.S. - Linfonodo Sentinela

3. TÉCNICA

Preparo - Nenhum

1a. Parte - Administração do Material Radioativo (radiofármaco): Após assepsia da mama, administramos o colóide (intraderme) em região peri-areolar nos 4 pontos cardeais (0,1 a 0,2 ml de Fitato - 99mTc e atividade máxima de 1mCi) e logo após massagem é feita no local da aplicação.

 


 

 

 

 

2a. Parte - Cintilografia Pré-Operatória (Aquisição de Imagens): Entre 30 minutos e 2 horas de administração do colóide radioativo, adquirimos imagens (Cintilografia pré-operatória) nas incidências anteriores e laterais com ou sem Fantoma (que permite visualizarmos o contorno corporal), para uma localização adequada do linfonodo.

O Linfonodo sentinela é demarcado com um sinal na pele que por limitação espacial do equipamento, não mostra com precisão o local, mas serve como uma indicação ao cirurgião, da localização mais próxima do linfonodo.

Pesquisa de Linfonodo Sentinela

3a. Parte - Ato Cirúrgico (até 18 horas após a administração do material radioativo): O nosso serviço possui uma sonda de detecção (PROBE) e a mesma é levada ao centro cirúrgico pelo médico nuclear que acompanha a sua utilização pelo cirurgião auxiliando-o na localização do linfonodo sentinela.

4. COMO MARCAR O EXAME

Após solicitação do exame "Cintilografia Mamária" (para pesquisa de linfonodo sentinela), o médico deverá entrar em contato com nosso serviço para agendar o horário no centro cirúrgico. Lembre-se que a administração do material radioativo pode ser feita de 3 hs a 18 hs antes da cirurgia, portanto é possível realizar a administração do material radioativo na véspera da cirurgia à tarde e o ato cirúrgico no dia seguinte pela manhã.

Outras Aplicações da Sonda (PROBE)

I - ROLL (Radioguided Ocult Lesion Localization): A localização radioguiada da lesão oculta, permite que o cirurgião planeje a cirurgia sem a necessidade de um fio-guia, pois o ROLL consiste na injeção de pequeno volume de um radiofármaco inerte (99m Tc MAA - l mCi) na lesão com auxilio de métodos radiológicos anatômicos (mamografia ou ultra-sonografia).

II - TÉCNICA

Preparo - Nenhum

1a. Parte - Administração do material radioativo em um Serviço de radiologia com auxilio de método anatômico (mamografia).

2a Parte - Aquisição de Imagens (Cintilografia Mamária): São adquiridas imagens anteriores e laterais com ou sem Fantoma (contorno corporal)para localização da lesão marcada. As imagens realizadas são levadas ao Centro Cirúrgico para melhor orientação ao procedimento que é feito pela sonda (PROBE)

3a. Parte - Como Marcar o Exame : Após a solicitação do exame (Cintilografia Mamária com ROLL), o médico deve entrar em contato com o nosso serviço para agendar, não somente o horário no centro cirúrgico, mas também o horário da administração do material radioativo no serviço de Radiologia.

Vale Lembrar que este procedimento pode ser realizado até 18 horas antes da cirurgia e pode ser feita concomitantemente com a técnica de Linfonodo Sentinela.

Voltar