Bem-vindo à Clínica Villela Pedras


   Central de Agendamento: 
(21) 3511-8181 |  (21) 2529-2269

Notícias

O que acontece com o seu cérebro quando você para de se exercitar?

02/fev/2018

O sedentarismo, além de gerar prejuízos à saúde física, também pode afetar a saúde mental. Isso acontece porque o cérebro sente a diferença quando alguém para de se exercitar.

E o ideal é manter uma prática regular durante vários dias por semana, mesmo que seja uma simples caminhada, para que se torne um hábito contínuo.

A prática de atividades físicas faz bem para o corpo, ajuda a perder peso e é benéfica para a saúde de um modo geral. Por isso, especialistas recomendam que se faça pelo menos 30 minutos de exercícios diariamente.

Mas você sabe o que acontece com seu cérebro quando você para de praticar exercícios?

1. O fluxo sanguíneo diminui

Ao se exercitar, você aumenta o fluxo sanguíneo do seu corpo não só naquele momento, mas durante todo o dia. Se não se exercita, a fornece menos combustível para seu corpo, que se sente cansado com mais facilidade.

2. A memória fica pior

Com o fluxo sanguíneo reduzido e o cérebro faz menos conexões neurais. O hipocampo, uma das regiões do cérebro responsável pela memória, é afetado negativamente, assim como o lóbulo temporal inferior, fundamental para reconhecer rostos, números e objetos.

3. Há mais chances de doenças cerebrais

Ao deixar de se exercitar, algumas células têm sua vida reduzida, o que aumenta as chances de um acidente vascular cerebral (AVC) e de outros problemas graves, como Alzheimer e Parkinson.

4. O estresse aumenta

Os exercícios fazem com que as pessoas se desliguem, mesmo que momentaneamente, das preocupações; ao interrompê-los, a tendência é que haja um aumento no estresse e na ansiedade, que podem levar ao surgimento de outros problemas de saúde.

5. A empatia é reduzida

Podem ocorrer alterações na área do cérebro que detecta emoções nos rostos de outras pessoas e interpreta o que seus sentidos dizem. Isso significa que sua empatia pode ser drasticamente reduzida.

 

Lembre-se: antes de praticar qualquer exercício, é importante avaliar suas condições físicas. Na Villela Pedras realizamos o Teste Ergométrico, exame complementar de diagnóstico em Medicina, realizado por um cardiologista habilitado, que consiste em submeter o indivíduo a uma determinada modalidade de esforço físico graduado e monitorado com eletrocardiograma, podendo assim avaliar, entre outras variáveis, a aptidão cardio-respiratória global do indivíduo e a presença de isquemia no músculo cardíaco.