Bem-vindo à Clínica Villela Pedras
Central de Agendamento: 
(21) 3511-8181 |  (21) 2529-2269

Notícias

Atividade Fisica ajuda no combate a depressão

Atividade física leve ajuda no combate à depressão

08/dez/2017

O exercício pode reduzir o uma série de doenças, inclusive a depressão.

Há muito tempo se sabe que o exercício fisico é bom para a nossa saúde física. Nos últimos anos, estudos têm mostrado que o exercício fisico também tem benefícios para a saúde mental. O exercício fisico pode ajudar as pessoas a recuperar de depressão e impedir que fiquem deprimidas.

A depressão é considerada, por diversos especialistas, a doença do século. Afinal, as coisas mudaram muito pelo mundo todo: as pessoas vivem numa enorme correria, com o tempo apertado, lidando com muitos problemas ao mesmo tempo. E isso tudo sem terem tempo para cuidarem de si mesmas.

Mas você sabe uma forma simples de prevenir e combater a depressão? A prática de exercícios físicos. Isso mesmo! Os benefícios da atividade física não se refletem somente no corpo, mas também na mente, combatendo uma série de problemas de ordem psicológica, como a depressão.

Não existe uma modalidade física certa para combater a depressão, o mais importante é que a pessoa pratique as atividades que mais lhe agradam e lhe causem prazer. Além do prazer de se estar fazendo algo que goste e da liberação dos hormônios endorfina e dopamina, as atividades físicas ainda ajudam no combate a depressão por a pessoa passar por progressivas melhoras no seu desempenho, vendo que é capaz de superar obstáculos, elevando sua autoestima.

O adequado é fazer um teste de esforço físico para avaliar a aptidão cardio-respiratória global do indivíduo e a presença de isquemia no músculo cardíaco. O  Teste de Esforço é um exame complementar de diagnóstico em Medicina, realizado por profissional médicocardiologista habilitado, que consiste em submeter o indivíduo a uma determinada modalidade de esforço físico graduado e monitorado com eletrocardiograma.

Agende seu teste de esforço físico (teste ergométrico) na Villela Pedras antes de começar a fazer alguma atividade mesmo que ela seja leve, como uma caminhada ou hidroginástica.