Bem-vindo à Clínica Villela Pedras
Central de Agendamento: 
(21) 3511-8181 |  (21) 2529-2269

Notícias

Dezembro laranja: saiba quais são os sinais de câncer de pele

07/dez/2017

Em dezembro ficamos alertas para o câncer de pele.

O câncer de pele é o mais incidente no Brasil, correspondendo cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A maneira mais simples de prevenir o câncer de pele ou identificá-lo em um estágio inicial é visitando o dermatologista.

Pequenos sinais ou condições da nossa pele podem denunciar o momento de visitar o profissional:

  • Se você tem pele muito clara, deve se proteger mais do que as outras pessoas por ter menos melanina. A melanina funciona como nosso “protetor solar” natural.
  • Pessoas com sardas no corpo normalmente são mais sensíveis à luz solar, sofrendo um maior risco de desenvolver de lesões solares.
  • Pessoas com muitas pintas devem ser avaliadas por um profissional, porque uma das muitas pintas pode passar a sofrer modificações que indiquem um câncer, e a pessoa pode não ficar atenta às mudanças.
  • Histórico de intensa exposição solar e queimaduras com formação de bolhas de água na pele na infância e adolescência merecem atenção redobradCuidado com a exposição solar É extremamente importante evitar a exposição solar sem proteção adequada para prevenir o câncer de pele.

Para isso, é necessário adotar uma série de hábitos:

  • Usar filtro solar FPS no mínimo 30, diariamente. Reaplique-o pelo menos mais duas vezes no dia e espere pelo menos 30 minutos após a aplicação para se expor ao sol
  • Procure evitar os momentos de maior insolação do dia (entre 10h e 16h) e fique na sombra o máximo que você puder. O sol emite vários tipos de radiação, sendo os tipos UVA e UVB os mais conhecidos. Os raios UVB são os mais prejudiciais, responsáveis por aquela pele avermelhada, que fica ardendo, e sua concentração é maior nos horários centrais do dia, quando o sol está mais forte. Já os raios UVA são aqueles que deixam a pele bronzeada e oferecem menos risco
  • Além do protetor solar, use protetores físicos, como chapéus e camisetas

A Villela Pedras está junto com você no combate ao câncer de pele!