Bem-vindo à Clínica Villela Pedras
Central de Agendamento: 
(21) 3511-8181 |  (21) 2529-2269

Notícias

Doenças no período de chuva: como se prevenir

11/jan/2018

Durante esse período chuvoso no Rio de Janeiro é importante ficar alerta com relação a saúde.

Na ocorrência das chuvas, aumentam ainda os riscos de aparecimento de doenças como: leptospirose, hepatites infecciosas, diarreias agudas, febre tifoide, dengue, chikungunya, zika, doenças dermatológicas e respiratórias infecciosas.

Por isso, fique atento a algumas dessas doenças e saiba como se prevenir:

Dengue

Doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que procria onde há água parada – latas, copos, pneus velhos, vasos, caixas d’água, lixeiras, cisternas.

A saída: o melhor é prevenir. Fique esperto para não deixar água acumular no jardim, na varanda, na louça pós-churrasco. Se sentir sintomas da dengue, não tome remédio. Medicamentos à base de acetil-salicílico e anti-inflamatórios, como aspirina, aumentam o risco de hemorragias.

Leptospirose

É causada por uma bactéria presente principalmente em urina de rato e transmitida ao homem, em muitos casos, nas enchentes. O contato da pele – especialmente se tiver cortes ou machucados – com a água contaminada é suficiente para isso.

A saída: evite contato com água ou lama de rua. Guarde a comida em locais à prova de ratos, longe de porões ou garagens. Caso sinta sintomas da leptospirose, não use remédios com acetil-salicílico. Vá ao médico – o tratamento é com antibiótico.

Hepatite A

É causada pelo vírus HAV. Ele pode estar em alimentos mal lavados e água contaminada. Se ingerir comida assim ou precisar atravessar uma rua alagada – e tiver uma fissura na pele -, pode pegar.

A saída: vacine-se. Lave sempre as mãos, jamais as encoste na boca e limpe bem os alimentos.