Bem-vindo à Clínica Villela Pedras
Central de Agendamento: 
(21) 3511-8181 |  (21) 2529-2269

Notícias

Febre Amarela: previna-se!

18/jan/2018

Casos de febre amarela fazem população formar fila na madrugada em busca de vacina em postos do RJ

Quatro casos da doença já foram confirmados no estado este ano, três deles levaram à morte. Todos os municípios do estado estão incluídos em campanha de vacinação permanente.

O Ministério da Saúde está adotando ações preventivas e aumentando os municípios que receberão a vacina, já que grande parte da população não está imunizada.

A vacinação era mais comum em regiões de risco, como a Norte. Com a chegada do vírus em áreas antes não afetadas, como o Sudeste, a vacinação de urgência se fez necessária e dúvidas sobre esse novo cenário podem surgir: como a proteção naqueles que não podem tomar o imunizante e a eficácia da dose dividida.

Quem pode tomar a vacina?

Crianças a partir de nove meses e adultos até 59 anos.

Quais são os sintomas da febre amarela? Como ela é transmitida?

As primeiras manifestações são inespecíficas (já que podem ser confundidas com outras doenças). Atingidos podem apresentar, no entanto, febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias, mas a maioria das pessoas melhora após esse período, informa a Fiocruz.

Já a forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Tomei a vacina há mais de 10 anos. Preciso tomar um reforço?

Não. O Ministério da Saúde adotou em abril o padrão da OMS de dar a vacina padrão apenas uma vez, sem o reforço após dez anos que antes era recomendado.


A Villela Pedras apoia o combate contra a Febre Amarela. Informe-se e cuide da sua saúde!