Bem-vindo à Clínica Villela Pedras
Central de Agendamento: 
(21) 3511-8181 |  (21) 2529-2269

Notícias

Há 50 anos, o primeiro transplante de coração chocava o mundo!

19/dez/2017

Na madrugada de 3 de dezembro de 1967, o cirurgião Christiaan Barnard realizou com êxito o primeiro transplante de coração na África do Sul.

“Abutre, sádico, anormal” eram alguns dos insultos que chegavam de todos os cantos do mundo.

No imaginário coletivo, o coração não é um órgão como os demais e sua carga simbólica é muito maior, e por essa razão o cirurgião recebeu muitas críticas por estar fazendo um papel de “Deus”.

Em uma sala anexa, o dr. Barnard ordenou que desligasse o aparelho da doadora, Denise Darvall, que já estava com morte cerebral depois de um acidente de carro. Em 12 minutos, o coração deixou de bater e foi levado até onde se encontrava Washkansky, de 53 anos.

“O coração permanecia inerte, sem sinais de vida”, contou Christiaan Barnard depois da operação. “Esperamos um tempo – que me pareceram horas – até que começou a se distender lentamente. E, logo, houve uma contração do orifício da aurícula, seguida rapidamente dos ventrículos. E pouco a pouco começou a bater”.

O cirurgião sul-africano de 45 anos venceu nessa corrida os americanos, que também estavam a caminho de conseguir essa façanha.