Bem-vindo à Clínica Villela Pedras
Central de Agendamento: 
(21) 3511-8181 |  (21) 2529-2269

Notícias

A importância da Vitamina D no combate a Osteoporose

10/jan/2018

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que está naturalmente presente em poucos alimentos ou em suplementos dietéticos. É também produzida de forma endógena, ou seja, pelo próprio organismo, quando raios ultravioletas atingem a pele durante a exposição solar.

Como adquirir vitamina D?

  1. Comer alimentos ricos em vitamina D incluem peixes, ovos, leites fortificados e óleo de fígado de bacalhau
  2. Tomar sol por pelo menos um período de 10 minutos por dia

A vitamina D é muito importante para a nossa saúde, especialmente para a absorção de cálcio. A exposição ao sol, nos horários corretos, propicia a sintetização dessa vitamina e, consequentemente, a prevenção de problemas ósseos, como raquitismo e osteoporose.
A prevenção da osteoporose se dá durante toda a vida, por meio da prática de atividades físicas, da alimentação saudável e rica em cálcio e vitamina D. Mas, como essa vitamina não está presente na maioria dos alimentos, temos que obtê-la pela exposição ao Sol ou, quando isto não for possível, com suplementos vitamínicos”.

Vale lembrar que as mulheres são as principais vítimas da perda gradual da massa óssea, devido ao hormônio estrogênio. Antes da menopausa, esse hormônio tem papel importante na manutenção do equilíbrio ósseo. Após a menopausa, porém, ocorre queda da produção do estrogênio, levando a uma maior fragilidade dos ossos. Estima-se que uma em cada quatro mulheres após os 50 anos pode ser vítima da osteoporose. No Brasil, são mais de 2,4 milhões de fraturas provenientes dessa doença todos os anos.

Obter níveis adequados de vitamina D somente por meio da alimentação é difícil. Para a maioria das pessoas, o consumo de alimentos ricos em vitamina D e a exposição solar são essenciais para a manutenção dos níveis adequados da vitamina. Entretanto, para outros grupos, o consumo de suplementos vitamínicos se torna essencial para ter um nível adequado da vitamina.

Saiba mais sobre a densitografia óssea realizada na unidade Villela Pedras do Leblon. A Densitometria Óssea estabeleceu-se como o método mais moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssea e comparado com padrões para idade e sexo.
Essa é condição indispensável para o diagnóstico e tratamento da osteoporose e de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos.