Bem-vindo à Clínica Villela Pedras
Central de Agendamento: 
(21) 3511-8181 |  (21) 2529-2269

Notícias

Cintilografia

Saiba mais sobre a Cintilografia do Miocárdio

27/jan/2017

As artérias coronárias são vasos sanguíneos que levam sangue para o músculo do coração (miocárdio). Uma diminuição do fluxo de sangue pelas coronárias, como ocorre com o processo de formação de placas de colesterol dentro desses vasos, pode trazer riscos para o coração.

A cintilografia de perfusão miocárdica é capaz de avaliar como está a chegada de sangue no miocárdio em repouso e em estresse, permitindo identificar áreas de risco. Em situações de estresse, é necessário um aumento na chegada de sangue ao coração, o que não é possível em pacientes com obstruções nas coronárias.

Logo, esses pacientes podem apresentar sofrimento do músculo cardíaco e até infarto. O objetivo da cintilografia de perfusão miocárdica é identificar essas áreas de risco, para que seja realizado algum tratamento antes que ocorra alguma complicação.

Em pacientes que já apresentaram um infarto anterior ou já se submeteram a algum tratamento das artérias coronárias, a cintilografia avalia a sua condição atual, os estratificando em risco de acordo com os achados da imagem.

Sabe-se que um estudo de cintilografia de perfusão normal, infere uma probabilidade de evento cardíaco (ex: infarto agudo do miocárdio) menor de 1% ao ano.

No Rio de Janeiro a Clínica Villela Pedras é referência em exames de medicina nuclear como a cintilografia do miocárdio, com unidades no Centro e no Leblon.

Nessa clínica o resultado fica pronto em até 3 dias. Ele deverá ser levado para análise do seu médico que, tendo conhecimento de seus sintomas e de outros exames, poderá avaliar o seu estado de saúde e orientar seu tratamento, se necessário.

Como o exame é realizado?

O exame é realizado em duas etapas: Repouso e Estresse.

Em cada etapa, haverá injeção na veia de um radiotraçador, um material radioativo que permite verificar como o sangue está chegando no miocárdio.

No repouso, a injeção será feita com a pessoa sentada.

No estresse, a injeção será realizada enquanto a pessoa está fazendo o teste ergométrico ou farmacológico, este último induzido por uma medicação.

São realizadas imagens do coração no aparelho chamado gama-câmara cerca de 45 minutos após a injeção do radiotraçador. O aparelho gira em torno do tórax do paciente, coletando as imagens durante cerca de 7 minutos.

Se deseja saber mais detalhes e como se preparar para o exame, acesse o site: http://www.villelapedras.com.br/exames

Open chat
Tire dúvidas / Agende agora