Carnaval é sinônimo de festa. Porém, não podemos descuidar da saúde nesses dias.
O Carnaval é um cenário propício para o desenvolvimento de diversas doenças, mas uma das mais comuns, principalmente nas mulheres, são as infecções urinárias.
Sintomas:
- Ardência, dor ou desconforto para urinar;
- Sangue na urina;
- Vontade constante de urinar, mesmo com a bexiga vazia (ou quase vazia);
- Sensação de peso na bexiga;
- Urgência urinária (não conseguir segurar a urina até chegar ao banheiro).
Causas:
- Dificuldade de ir ao banheiro quando se tem vontade;
- Banheiros sujos, contaminados e disputados;
- Pouca ingestão de água;
- consumo abusivo de bebida alcoólica, que leva a desidratação;
- Vida sexual muito ativa.
Saiba como evitar:
Para combater o impacto da folia na saúde urinária, a saída é aumentar o consumo de água durante os dias da folia e não prender a urina. Beber água, chás caseiros, água de coco e sucos naturais é o ideal, pois esses líquidos lavam a bexiga, impedindo que as bactérias permaneçam no organismo. Por isso é tão importante não descuidar da hidratação.
Como nesse período não dá muito para escolher banheiros limpos e sem contaminação, a orientação dos médicos reside em usar os protetores de assento, comercializados nas farmácias, os cones para facilitar urinar sem encostar nos vasos. Outra dica é usar os lenços umedecidos para garantir uma limpeza eficiente da região, uma vez que água e sabão não são comuns nos banheiros dos trajetos.
A Villela Pedras apoia a folia consciente! Cuide da sua saúde. Saiba mais sobre os nossos exames voltados para o trato urinário aqui.